quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Lidando com as divergências



Seja feliz mesmo com as diferenças.
Que o homem e a mulher pensam diferente todos já sabem. E que um não vive sem o outro também não é novidade. Pensamentos, atitudes, vontades... Muitos são os fatores que os tornam distintos. Por isso que, para um relacionamento amoroso, é indispensável equilibrar as diferenças em prol do bom convívio.
Elas reclamam que o parceiro não reparou seu novo corte de cabelo, que se esquece de pagar as contas, que detesta ir às compras... Enquanto eles brigam por ela ser detalhista, por falar demais, ter crise de TPM...
Enfim, essa guerra entre os sexos sempre existirá, mas, de acordo com a psicóloga Adriana Costa, para um relacionamento feliz é importante a compreensão de ambos. A autora do livro "Como as Mulheres Pensam" – que se tornou um best-seller, sendo traduzido para 18 idiomas –, a neuropsiquiatra americana Louann Brizendine, aponta as razões biológicas como responsáveis por todas as diferenças cerebrais entre o universo feminino e o masculino.
O que se sabe é que, no cérebro masculino, a estrutura dedicada ao impulso sexual é duas vezes e meia maior que a do cérebro feminino. Nas mulheres, os circuitos ligados à audição e à linguagem têm 11% mais neurônios que nos homens, e a estrutura relacionada à emoção e à formação da memória também é maior. Vários estudos e pesquisas indicam que os homens pensam com um hemisfério do cérebro de cada vez ao desempenhar uma atividade; já as mulheres usam os dois. Cientistas acreditam que, talvez, por essa razão, elas conseguem realizar várias atividades ao mesmo tempo, enquanto os homens encontram grande dificuldade para fazer o mesmo.
De acordo com a psicóloga, o homem é mais objetivo e isso faz com que ele não se prenda a detalhes. "Já é da natureza feminina estar atenta a tudo e fazer várias coisas ao mesmo tempo. Isso não acontece com o homem. Ele é mais direcionado", destaca.
Para um bom relacionamento é preciso aprender a conviver com essas diferenças. Elas podem ser até positivas quando se entende que uma complementa a outra. É certo que as divergências sempre incomodam, mas é preciso aprender a tolerar. As diferenças de gostos e opiniões estão presentes em tudo na vida. É aprendendo a lidar com elas que as pessoas amadurecem e conquistam uma relação feliz.

Agência Unipres

Nenhum comentário: